• Blog

    • Início BlogAparelhos para os dentes: quais os tipos mais comuns

Aparelhos para os dentes: quais os tipos mais comuns

14/02/2019 às 11:00 0 comentários Blog

Ter um sorriso bonito e bem alinhado é o sonho de muitas das pessoas. Mas quando essa característica não é herdada geneticamente, é preciso recorrer ao tratamento ortodôntico e usar aparelhos para os dentes.

Há diversos modelos atualmente e, cada um deles é indicado para corrigir um tipo de problema. Neste post, vamos apresentar a você os principais modelos de aparelho ortodôntico e suas características. Acompanhe!

Aparelho fixo metálico

Esse é o modelo mais tradicional entre todos os tipos de aparelhos para os dentes. Ele é confeccionado em metal e é composto de fios, bandas e bráquetes. Nesse tipo de aparelho, é necessário o uso das famosa borrachinhas coloridas para prender o fio ao bráquete.

Esse é o modelo mais popular, até porque é o que tem menor custo entre todos os modelos existentes atualmente. É indicado tanto para casos simples quanto para casos mais graves de desalinhamento dentário.

Aparelho fixo estético

Esse modelo é uma evolução do tipo de aparelho anterior e tem as mesmas indicações. No entanto, ele é mais discreto e confortável, pois é confeccionado em material não metálico. Há três tipos de aparelho fixo estético. Veja quais são eles!

Aparelho de policarbonato

É confeccionado em resina plástica e, por isso, é mais discreto do que o modelo metálico. Entre os três tipos estéticos, este é o menos resistente e ao passar do tempo, seus bráquetes mudam de cor.

Aparelho de porcelana

Seus bráquetes são confeccionados em cerâmica e possuem uma cor leitosa e opaca. O aparelho é bastante resistente e as peças não mudam de cor com o passar do tempo, como acontece com o modelo de policarbonato.

Aparelho de safira

É confeccionado em porcelana monocristalina, o deixa seus bráquetes parecidos com o vidro. Suas peças são transparentes e por isso, se misturam facilmente a cor dos dentes. Entre os modelos estéticos, esse é o campeão no quesito discrição.

Aparelho autoligado

Esse também é um dos tipos de aparelho para os dentes fixo. Ele também é confeccionado em metal, mas não necessita das ligaduras elásticas, poiso fio ortodôntico é preso no próprio bráquete. O aparelho autoligado proporciona resultados mais rápidos e não necessita de tantas manutenções como o fixo tradicional.

O melhor de tudo é que existe a versão do autoligado de porcelana e safira.

Aparelho lingual

Também conhecido como aparelho invisível, esse modelo é bem parecido com o tradicional metálico. A diferença é que ele é fixado na parte interna dos dentes, o que torna seu uso imperceptível. Essa é uma excelente opção para quem pratica esportes de alto impacto, pois o risco de lesão na boca é menor, em caso de algum incidente.

Aparelho invisível

Entre todos os tipos de aparelhos para os dentes, este é o campeão no quesito conforto e discrição. O modelo consiste em um conjunto de alinhadores, que são confeccionados em acetato transparentes. Eles são moldados de acordo com a arcada dentária do paciente e por isso, tem um encaixe perfeito e seu uso é praticamente, imperceptível.

O aparelho invisível é removível e deve ser retirado na hora das refeições e da higienização bucal. Além disso, ele não tem bráquetes, fios e bandas, o que torna seu uso bastante confortável.

Esses são os principais tipos de aparelhos para os dentes existentes atualmente. Claro que existem outros, mas estes são os mais comuns. Vale ressaltar que apenas o dentista pode indicar qual a melhor opção para seu caso, depois de uma criteriosa avaliação.

Você acha que precisa de aparelho ortodôntico, mas não sabe qual a melhor opção para você? O Hospital da Face tem a melhor equipe de ortodontistas prontas para atender você e toda a sua família. Entre em contato conosco para agendar uma avaliação!

 

Você também vai gostar de:

  1. Aparelho para dentes na fase adulta
  2. Aparelhos invisíveis para adultos e crianças
  3. Ortodontia para os adultos

Comentários