• Blog

    • Início BlogAparelhos invisíveis para adultos e crianças

Aparelhos invisíveis para adultos e crianças

12/03/2015 às 11:34 0 comentários Blog

Hoje, podemos observar um aumento considerável com relação às preocupações estéticas. Há uma constante busca pelo equilíbrio, beleza, saúde e bem estar.

Nesse contexto, um sorriso lindo e saudável faz toda a diferença e funciona como um elemento marcante e atraente da sua imagem pessoal. Por isso, ultimamente os consultórios vem recebendo uma crescente procura por tratamentos ortodônticos, principalmente por adultos.

Esse fenômeno, possivelmente se dá pela conscientização das pessoas quanto aos malefícios não só a estética, mas à saúde, causados por dentes irregulares, mordidas desalinhadas e mandíbulas desproporcionais.

A incessante busca pela perfeição estética abriu portas a novas tecnologias para atender as necessidades e exigências cada vez maiores dos consumidores. A partir de então, aprimoraram-se as técnicas e os materiais utilizados para a confecção dos aparelhos ortodônticos.

Surgiram os aparelhos invisíveis, ótimas opções para o tratamento ortodôntico naqueles que possuem resistência aos tradicionais aparelhos fixos ou móveis feitos de material metálico.

Os pacientes adultos costumam ser bem resistentes com relação ao uso de aparelhos metálicos. Normalmente, citam o trabalho, os meios sociais ou seu estilo de vida para justificar tal comportamento, mas muitos receiam ter passado da idade de utilizar esse tipo de aparelho, que sempre foi mais utilizado por crianças e adolescentes. Então, esse público vislumbrou novas possibilidades e oportunidades de tratamento com o surgimento dos aparelhos invisíveis. Eles vêm conquistando cada dia mais adeptos.

Existem três tipos de aparelhos invisíveis e disponíveis no mercado, são eles: o aparelho de safira, o aparelho lingual e o invisalign ou clear aligner (o aparelho invisível).

 

O aparelho de Safira

É a última geração de aparelhos feitos de cerâmica (da cor do dente).

O aparelho de safira possui um aspecto vítreo, translúcido e quase imperceptível substituindo os brackets de metal. Eles são mais resistentes à quebra e deslocamentos, além de serem muito mais translúcidos que os de porcelana ou policarbonato. São mais confortáveis para os lábios e para a mucosa interna das bochechas. Uma ótima opção para quem se preocupa com a estética e deseja fugir do sorriso metalizado. O tratamento geralmente é tranquilo e eficaz, dura de seis meses a um ano e meio. O acompanhamento é periódico (geralmente mensal) e o número de consultas varia de acordo com cada profissional especializado. Os pacientes procuram muito por conta do visual estético.

O aparelho lingual

É um aparelho metálico feito de aço inoxidável, semelhante ao tradicional. A diferença é que suas peças (brackets) são fixadas na parte interna dos dentes, o que o torna praticamente invisível.

O aparelho lingual fica escondido pelos próprios dentes do paciente. As vantagens que este tipo de tratamento proporciona ao paciente vão da diminuição de lesões causadas por impacto ao fim de preocupações estéticas como, o aumento do volume na região dos lábios e resíduos colados nos brackets ao término das refeições.

Porém, este tratamento necessita de um período de adaptação que pode ser um pouco doloroso, principalmente na arcada dentária inferior devido ao contato contínuo da língua com os brackets.

É indicado para adultos que desejam corrigir seus dentes, mas de uma forma discreta. Este tipo de tratamento requer uma certa dificuldade na hora de higienização bucal, o que o torna contraindicado para as crianças.

O aparelho Invisalign ou Clear Aligner (o aparelho invisível)

É um aparelho invisível feito com diversas placas finas de acetato ou acrílico transparente. Essas placas são conhecidas como alinhadores dentais que visam à movimentação de forma gradativa dos dentes para a sua posição ideal, anteriormente determina por exames laboratoriais.

Esse tipo de aparelho pode ser retirado para as refeições, higienização bucal, prática de esportes ou até mesmo para ocasiões especiais, como festas. Cada alinhador é utilizado por duas semanas aproximadamente e embora cubra os dentes ele é praticamente invisível, não atrapalha a fala, não irrita a boca com fios e metais. Esse tipo de tratamento é indicado para crianças e adolescentes, pois é de fácil adaptação, higienização e pode ser retirado em momentos de necessidade quanto a alguns tipos de atividades e ainda, para os adultos que desejam corrigir seus dentes com conforto e discrição e não consideram como opção um modelo de aparelho fixo.

Cuide da sua saúde bucal!

Marque uma consulta com seu dentista. Ele irá fazer uma avaliação clínica e indicará a melhor forma de tratamento a ser utilizada para o seu caso especificamente.

Comentários