• Blog

    • Início BlogAparelho para dentes na fase adulta: saiba mais sobre esse tratamento

Aparelho para dentes na fase adulta: saiba mais sobre esse tratamento

16/08/2018 às 11:36 0 comentários Blog

Usar aparelho para dentes na fase adulta pode não ser um tratamento muito bem-vindo por grande parte das pessoas. Isso porque elas associam o dispositivo ao modelo metálico mais comum na boca de crianças e adolescentes. Talvez não saibam que já existem no mercado opções mais discretas e eficientes.  Se você está entre elas, confira quais são as novidades que vão deixar seu sorriso bonito e alinhado sem prejudicar a parte estética.

Quando é indicado o tratamento ortodôntico para adultos?

Ao contrário do que muitos pensam, os aparelhos ortodônticos são indicados para pessoas de todas as idades. Até mesmo idosos que já fizeram aplicação de coroas ou pontes podem utilizar, desde que estejam com a dentição saudável. Nessa faixa etária, é mais comum o tratamento ser indicado para melhorar o espaço, perdido devido à retirada dos dentes que o ocupavam, e facilitar a colocação de implantes.

Na fase adulta, além de benefícios estéticos, os aparelhos também revertem problemas funcionais causados pelo desalinhamento dos dentes e mordida que tendem a se agravar com o tempo. Exemplos disso são desgastes dentários devido à má distribuição mastigatória e doenças bucais recorrentes porque o paciente não consegue fazer uma higienização bucal completa. O próprio paciente pode procurar o tratamento para conquistar um sorriso mais bonito e mais autoestima.

Em média, o tempo de duração do tratamento ortodôntico em adultos é de um a três anos, mas varia de acordo com a complexidade do caso.

Aparelhos para dentes mais escolhidos por adultos

No mercado, já existem modelos de aparelhos dentários mais discretos, caso o sorriso metálico seja um problema para você. Confira quais são:

Aparelho Autoligado

O aparelho autoligado não precisa de ligaduras elásticas (as famosas borrachinhas), o que o torna mais discreto na boca e diminui consideravelmente o atrito entre fio e braquete. Por isso, oferece agilidade no tratamento ortodôntico, reduzindo até 35% o tempo de uso em comparação ao aparelho fixo tradicional.

Aparelhos transparentes

Por serem mais discretos que os aparelhos metálicos, os aparelhos transparentes são muito escolhidos pelos pacientes adultos. Seus braquetes podem ser de resina ou safira, o que imita a coloração dos dentes. Eles têm as mesmas indicações dos aparelhos tradicionais.

Aparelhos invisíveis

Esse modelo tem alta procura por ficar complemente imperceptível na boca e ainda ser móvel, ou seja, pode ser retirado quando o paciente necessitar. Mas só é indicado para casos mais leves, para corrigir desalinhamentos menos complexos. Converse com seu dentista para saber se é desse que precisa.

Baixe o infográfico Tipos de aparelhos e suas funções para saber mais sobre todos os modelos existentes no mercado.

Você acha que precisa utilizar aparelho de dente? Procure por um dentista especializado na correção da posição dos dentes e ossos maxilares, o ortodontista. Somente esse profissional poderá avaliar o seu caso e indicar o modelo mais apropriado.

Que tal já deixar sua avaliação agendada? Garanta sua consulta com esse especialista no Hospital da Face e aproveite para conhecer nossa infraestrutura completa para oferecê-lo um tratamento moderno e seguro.

Você também vai gostar de:

  1. Ortodontia para os adultos
  2. Aparelhos invisíveis para adultos e crianças
  3. Como escovar os dentes com aparelho ortodôntico fixo?

Comentários