• Blog

    • Início BlogAparelho Ortodôntico: 4 sinais que indicam que seu filho precisa usar

Aparelho Ortodôntico: 4 sinais que indicam que seu filho precisa usar

14/03/2019 às 9:00 0 comentários Blog

É muito comum que crianças e adolescentes precisem usar aparelho ortodôntico. Afinal de contas, cuidar do sorriso não é privilégio apenas dos adultos, essa galerinha também gosta de ter dentes bonitos e bem alinhados. Aliás, ter um belo sorriso é essencial para que as crianças tenham uma autoestima saudável.

Mas nem sempre é fácil identificar a necessidade do tratamento ortodôntico. Então, se você está na dúvida se seu filho precisa usar aparelho, confira 4 sinais que indicam que é necessário procurar um ortodontista!

1. Falta de espaço entre os dentes

Em alguns casos, já é possível identificar que uma criança precisa de aparelho ortodôntico quando ela ainda tem seus dentinhos de leite. Isso porque em muitos casos, os dentes decíduos são muito juntos. Então, quando a criança chega na fase de trocar a dentição, não há espaço para os dentes definitivos nascerem, pois eles são maiores do que os decíduos.

Nesses casos, o aparelho dentário é indicado para abrir espaço na boca para que os dentes definitivos se encaixem adequadamente na arcada.

2. Problemas respiratórios

Problemas de má oclusão também causam problemas respiratórios. Então, se você notar que seu filho fica muito tempo com a boca aberta ou se ao dormir, ele mantém esse hábito, marque uma consulta com um especialista para avaliar o caso.

Se a criança ronca durante a noite também pode ser um sinal de que ela está com problemas respiratórios relacionados aos dentes.

3. Dentes para fora ou que não se encaixam

A mordida aberta é um claro sinal que a criança precisa de aparelho ortodôntico. Esse quadro é caracterizado pela falta de contato dos dentes superiores com os inferiores. Isso acontece porque porque os dentes da arcada superior estão muito a frente dos dentes da arcada inferior e por isso, eles não se encostam.

Esse problema ocorre geralmente por maus hábitos como uso prolongado de chupetas e mamadeiras ou até mesmo pelo fato de a criança chupar os dedos. Mas em alguns casos, a mordida aberta tem origem genética.

Independentemente da origem do problema, é preciso procurar um especialista assim que você identificar esse sinal, para que o profissional indique o aparelho mais adequado para a correção do problema.

4. Dificuldade para mastigar

Um sinal muito comum de que uma criança precisa de aparelho ortodôntico é quando ela tem dificuldade para mastigar os alimentos. Isso acontece devido a uma mal posicionamento dos dentes, que é conhecido pela classe odontológica como mordida cruzada.

Quando um paciente apresenta esse quadro, seus dentes superiores ficam para trás dos dentes inferiores ou vice-versa, o que dificulta o processo mastigatório. Nesses casos, a correção é indicada o quanto antes, pois se o tratamento for adiado, o problema pode se agravar e o tratamento será mais longo.

Esses são apenas alguns sinais de que a criança precisa de aparelho ortodôntico. O ideal é que você leve seu filho ao odontopediatra assim que começam a nascer os primeiros dentinhos. Isso porque, além de passar instruções de como educar as crianças para que eles adotem bons hábitos de higiene bucal, o profissional ainda pode indicar tratamentos preventivos, quando identificar problemas nos dentes da criança.

Gostou do post e está a procura de um dentista para cuidar da saúde bucal de seu filho? O Hospital da Face conta com os melhores especialistas em Odontopediatria. Entre em contato conosco e marque uma avaliação.

Comentários