• Blog

    • Início BlogPor que realizar um tratamento para alinhar os dentes?

Por que realizar um tratamento para alinhar os dentes?

14/05/2015 às 10:31
Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://www.hospitaldaface.com.br/alinhar-os-dentes/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 226

Warning: First parameter must either be an object or the name of an existing class in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 228
0 comentários
Blog, Hospital da Face

Dentes tortos, apinhados ou sobrepostos dificultam uma adequada higiene oral e a função mastigatória, além de causarem um aspecto estético desagradável. Para solucionar o problema, a ortodontia, especialidade responsável pela correção da posição e alinhamento dos dentes, elaborou uma série de tratamentos que se adequam a cada caso e pelos quais normalmente se opta pela colocação de um aparelho dentário.

O alinhamento dos dentes ajuda a dar um aspecto estético mais bonito que é a cada dia mais almejado pelas pessoas.

Por que os dentes ficam tortos?

A ocorrência de dentes tortos e os problemas de mordida têm sua origem tanto em fatores hereditários como em fatores ambientais.

Os fatores hereditários muitas vezes são responsáveis pelos diastemas, ou seja, grandes espaços entre os dentes e más oclusões (mordidas erradas). O hábito de chupar o dedo, a protrusão lingual e problemas nas arcadas dentárias decorrente de acidentes podem ser alguns dos fatores que influenciam e contribuem para o desalinhamento dos dentes.

 

Quais os objetivos do alinhamento dos dentes?

Melhorar a função mastigatória, a prevenção de cáries e problemas periodontais, além de proporcionar um sorriso mais bonito e harmônico.

 

Definição do tratamento a ser realizado

A pessoa deve agendar sua primeira consulta ortodôntica para que o profissional especialista possa avaliar a arcada dentária e os motivos que levaram o paciente a procurá-lo.

Neste momento, o ortodontista faz a indicação mais adequada de tratamento e analisa quais as expectativas do paciente com relação ao processo pelo qual irá passar.

 

Quais as opções de tratamento para alinhar os dentes ou corrigir más oclusões?

O tratamento ortodôntico é composto por três estágios:

  • 1° estágio – Aparelhos como os expansores palatais e as barras linguais são utilizados para ganhar espaço na boca.
  • 2° estágio – Correção ativa – Os aparelhos são colocados nos dentes do paciente para ajustá-los e alinhá-los, além de corrigir as más oclusões. O tempo de uso varia de acordo com o grau de irregularidade dos dentes e severidade dos problemas encontrados na arcada dentária.
  • 3° estágio – Retenção – Após a remoção do aparelho, os dentes são monitorados por meio do uso de um retentor que pode ser fixo ou móvel. O paciente deverá comparecer as visitas ao ortodontista a cada seis meses.

Os aparelhos aplicam uma pressão contínua sobre os dentes por períodos de tempo pré-determinado. Os dentes se movem lentamente, o osso modifica o seu formato reabsorvendo a raiz do dente na sua nova posição.

Para o tratamento existem vários tipos de aparelhos dentários, os móveis, os fixos – metálicos e estéticos feitos de resina composta, cerâmica, safira, e ainda os aparelhos chamados de invisíveis para tornar o tratamento mais discreto, entre outros.

Utilização de microimplantes para o alinhamento dos dentes

A escolha em utilizar microimplantes para acelerar os vários movimentos dos dentes, inclusive para o alinhamento vem crescendo a cada dia. Um método eficaz de controle de ancoragem.

 

Quanto tempo leva para o alinhamento adequado dos dentes?

Depois de uma avaliação minuciosa da arcada dentária e do caso a ser tratado especificamente, torna-se possível fazer uma previsão aproximada de duração do tratamento. O uso de um aparelho para alinhamento dos dentes pode variar entre 12 e 36 meses dependendo da complexidade do caso.

 

Consulte o seu ortodontista e verifique o tratamento mais adequado para o seu caso!

Comentários