• Blog

    • Início BlogAlinhamento dos dentes: saúde ou estética?

Alinhamento dos dentes: saúde ou estética?

27/10/2017 às 10:32 0 comentários Blog

A nossa resposta é: os dois! Sim, o alinhamento dos dentes pode ter diferentes propósitos e também pode ser obtido de maneiras diversas. De modo geral, mesmo quando o tratamento tem como principal objetivo a melhoria de aspectos funcionais como mastigação e respiração, o resultado ainda é percebido esteticamente, já que, via de regra, o alinhamento proporciona mais harmonia facial.

Como obter o alinhamento dos dentes?

Engana-se quem pensa que o alinhamento está ligado somente a dentes tortos que exigem o uso de aparelhos ortodônticos. Na atualidade, há, além desse procedimento, outros recursos que promovem o alinhamento dos dentes e, consequentemente, a satisfação da pessoa atendida.

Aparelho ortodôntico

A escolha por esse tratamento é feita após a avaliação do ortodontista, que fará o diagnóstico a partir das queixas do paciente e da análise de sua arcada dentária. Nesse sentido, a prescrição do aparelho visará à correção do posicionamento dos dentes e, com isso, à promoção do funcionamento adequado da região.

É comum que pessoas que sofram com apinhamento (dentes encavalados), mordida aberta ou cruzada coloquem o aparelho para que ele force o rearranjo da dentição, deixando-a mais alinhada e saudável.

Contorno estético

Há pacientes, no entanto, que têm dentes disformes, mas que não levam a problemas que exijam intervenção ortodôntica. Para eles, é indicado o tratamento no qual a base dos dentes é alinhada por meio de laser ou do lixamento com broca, seguido de alisamento e polimento. Dessa forma, o esmalte do dente é desgastado suavemente para dar nova forma ao sorriso da pessoa e para obter um contorno estético.

A saúde da boca é um fator condicional para que o procedimento seja feito sem gerar complicações posteriores. Com isso em vista, a escolha por um profissional capacitado e especializado na área é indispensável.

Lente de contato dental ou faceta de porcelana

Outra opção é o uso da lente de contato dental ou das facetas de porcelana. Para esta técnica, é feito um pequeno desgaste no dente com a finalidade de colar uma lâmina fina de porcelana sobre eles. Essas lâminas são feitas sob medida para a arcada do paciente e visam a cobrir imperfeições como diastemas (espaços entre os dentes), desgastes causados por bruxismo ou cobertura de dentes pequenos (cônicos).

Pessoas que procuram o ortodontista para resolverem problemas estéticos podem usar a lente de contato dental porque:

  1. é um tratamento indolor;
  2. protege o dente;
  3. tem longa duração (entre 10 e 15 anos);

Saúde e estética como aliadas? Sim!

Por diversas razões, existe a associação de que a valorização da estética implica sacrifícios que podem prejudicar a saúde. Na odontologia, pelo contrário, a preocupação sempre foi em promover o bem-estar físico das pessoas sem deixar de lado os aspectos estéticos que também melhoram a autoestima delas.

Dessa forma, todo procedimento realizado por um dentista tem o propósito de, acima de tudo, preservar a saúde bucal dos pacientes e as intervenções que realizamos jamais ultrapassarão este limite.

Se você quer saber mais sobre a relação entre saúde bucal e a estética e sobre as possibilidades de integrá-las, assine a nossa newsletter e receba em primeira mão publicações e outras informações sobre o Hospital da Face!

Você também vai gostar de:

  1. Dentes de Porcelana ou Clareamento Dental? Qual o Melhor?
  2. Clareamento dental e autoestima: como esse tratamento dentário pode te ajudar
  3. Aparelhos invisíveis para adultos e crianças

Comentários