Alinhamento dos dentes: saúde ou estética?

Publicado em Por em Estética Odontológica

A nossa resposta é: os dois! Sim, o alinhamento dos dentes pode ter diferentes propósitos e também pode ser obtido de maneiras diversas. De modo geral, mesmo quando o tratamento tem como principal objetivo a melhoria de aspectos funcionais como mastigação e respiração, o resultado ainda é percebido esteticamente, já que, via de regra, o alinhamento proporciona mais harmonia facial.

Como obter o alinhamento dos dentes?

Engana-se quem pensa que o alinhamento está ligado somente a dentes tortos que exigem o uso de aparelhos ortodônticos. Na atualidade, há, além desse procedimento, outros recursos que promovem o alinhamento dos dentes e, consequentemente, a satisfação da pessoa atendida.

Aparelho ortodôntico

A escolha por esse tratamento é feita após a avaliação do ortodontista, que fará o diagnóstico a partir das queixas do paciente e da análise de sua arcada dentária. Nesse sentido, a prescrição do aparelho visará à correção do posicionamento dos dentes e, com isso, à promoção do funcionamento adequado da região.

Existe inúmeros tipos de aparelhos, desde os tradicionais com braquetes metálicos até os alinhadores invisíveis. A escolha da melhor opção sempre será pelo profissional.

É comum que pessoas que sofram com apinhamento (dentes encavalados),mordida aberta ou cruzada coloquem o aparelho para que ele force o rearranjo da dentição, deixando-a mais alinhada e saudável.

Contorno estético

Há pacientes, no entanto, que têm dentes disformes, mas que não levam a problemas que exijam intervenção ortodôntica. Para eles, é indicado o tratamento no qual a base dos dentes é alinhada por meio de laser ou do desgaste seletico com broca, seguido de alisamento e polimento. Dessa forma, o esmalte do dente é desgastado suavemente para dar nova forma ao sorriso da pessoa e para obter um contorno estético.

A saúde da boca é um fator condicional para que o procedimento seja feito sem gerar complicações posteriores. Com isso em vista, a escolha por um profissional capacitado e especializado na área é indispensável.

Lente de contato dental ou faceta de porcelana

Outra opção é o uso da lente de contato dental ou das facetas de porcelana. Para esta técnica, é feito um pequeno desgaste no dente com a finalidade de colar uma lâmina fina de porcelana sobre eles. Essas lâminas são feitas sob medida para a arcada do paciente e visam a cobrir imperfeições como diastemas (espaços entre os dentes),desgastes causados por bruxismo ou cobertura de dentes pequenos (cônicos).

Pessoas que procuram o ortodontista para resolverem problemas estéticos podem usar a lente de contato dental porque:

  1. É um tratamento indolor;
  2. Protege o dente;
  3. Tem longa duração (entre 10 e 15 anos);
  4. Resolve problemas de formatos e cores irregulares dos dentes

Saúde e estética como aliadas? Sim!

Por diversas razões, existe a associação de que a valorização da estética implica sacrifícios que podem prejudicar a saúde. Na odontologia, pelo contrário, a preocupação sempre foi em promover o bem-estar físico das pessoas sem deixar de lado os aspectos estéticos que também melhoram a autoestima delas.

Dessa forma, todo procedimento realizado por um dentista tem o propósito de, acima de tudo, preservar a saúde bucal dos pacientes e as intervenções que realizamos jamais ultrapassarão este limite.

Se você quer saber mais sobre a relação entre saúde bucal e a estética e sobre as possibilidades de integrá-las, agenda uma avaliação com nossos especialistas. E venha conhecer o Hospital da Face!

pelo WhatsApp
Publicado por:
Diretor do Hospital da Face. Também atende junto à equipe profissional do Hospital da Face. Mestre e Especialista em Prótese Dentária, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. CRO 12.294 SP

Publicações relacionadas