• Blog

O açúcar realmente provoca cáries?

28/01/2016 às 10:43
Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://www.hospitaldaface.com.br/acucar-provoca-caries/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 226

Warning: First parameter must either be an object or the name of an existing class in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 228
0 comentários
Blog, Hospital da Face

O açúcar contribui para o desenvolvimento da cárie dentária, pois ele é convertido em ácido pelas bactérias presentes em nossa boca. Este ácido ataca e enfraquece os dentes. Portanto, quanto maior a ingestão de açúcar, maior a proliferação de bactérias, aumentando o risco de cáries.

As bactérias são parte da placa dentária constituída também por resíduos de alimentos e saliva que ficam agarradas aos dentes depois de cada refeição. Essa placa vai diminuindo após a escovação, porém uma limpeza mais profunda deve ser realizada periodicamente pelo seu dentista.

Cuide da saúde bucal dos seus filhos

Pode ocorrer a transmissão bacteriana de mãe para filho, o que favorece a cárie precoce, portanto não troque de talher com o seu filho e nem prove do mesmo prato com a colher. Evite a proliferação de bactérias.

O açúcar realmente provoca cáries? Como prevenir as cáries?

Cuide da sua higiene bucal

Escove bem os dentes após cada uma das refeições, em média, duas ou três vezes ao dia. Utilize uma escova e um creme dental de qualidade, use fio dental para complementar a higienização nos locais onde a escova não consegue chegar e evite comer ou beber qualquer substância açucarada depois de realizar a escovação noturna.

 

Beba água

 

Quando você estiver impossibilitado de escovar os dentes após ingerir uma bebida doce, beba um copo de água, isso ajudará a eliminar alguns dos detritos do açúcar presentes na sua boca. Esta é uma medida paleativa, assim que possível realize a higienização bucal adequada.

Evite lanches entre as refeições

 Os pequenos lanches que costumamos fazer entre as refeições principais durante o dia são prejudiciais para os nossos dentes. Portanto, evite-os. E caso a ingestão ocorra, logo após, lave bem a sua boca e dentes com água corrente.

 

Visite o dentista regularmente

As visitas ao dentista devem ser regulares, pelo menos a cada seis meses. Assim, o profissional irá fazer sua avaliação bucal, aplicará algumas de suas técnicas, caso tenha necessidade, além de identificar qualquer sinal de cárie e de outras alterações bucais. Tornando assim, muito mais fácil e rápido o início do tratamento adequado.

Comentários