• Blog

    • Início BlogA importância do cálcio e da vitamina D para o corpo humano

A importância do cálcio e da vitamina D para o corpo humano

22/10/2015 às 1:46
Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://www.hospitaldaface.com.br/a-importancia-do-calcio-e-da-vitamina-d-para-o-corpo-humano/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 224

Warning: First parameter must either be an object or the name of an existing class in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 226
0 comentários
Blog, Hospital da Face

A importância do cálcio e da vitamina D para o corpo humano

            O cálcio é o responsável pela formação dentária e óssea, além de atuar na coagulação do sangue. Auxilia no processo de contração e relaxamento dos músculos e na transmissão dos estímulos nervosos, regula os batimentos cardíacos, ajuda a combater a hipertensão dentre outros benefícios.

            A vitamina D aumenta a absorção intestinal do cálcio. Tem um papel muito importante na maioria das funções metabólicas e também nas musculares, cardíacas e neurológicas. É necessária na manutenção, endurecimento ou mineralização de dentes e ossos. Indicada na redução da perda de massa óssea e incidência de fraturas.

É muito importante para manter o nível do cálcio no sangue e para a saúde dos ossos. A deficiência da vitamina D pode precipitar e aumentar a osteoporose e levar ao raquitismo.

O cálcio e a vitamina D ajudam a preservar os dentes

O cálcio e a vitamina D além de prevenirem a osteoporose também são eficazes na redução da perda de dentes. Se a pessoa inserir o cálcio e a Vitamina D em sua alimentação com doses diárias, isso diminuirá os riscos de descalcificação e a probabilidade de queda dos dentes.

A dosagem diária de cálcio recomendada para indivíduos adultos é de 1.000 a 1.300 mg. Já a de Vitamina D pode variar de 5.000 a 10.000 unidades.

Como adicionar cálcio a dieta alimentar?

O cálcio pode ser encontrado em grandes quantidades nos produtos lácteos, tais como leite, queijo, iogurte, além das frutas e legumes. A água potável também é uma importante fonte de cálcio.

 Em quais alimentos podemos encontrar a vitamina D?

A vitamina D pode ser encontrada em peixes gordos (salmão, atum, sardinha), na gema de ovo, no fígado, leite e todos os produtos lácteos não desnatados, principalmente a manteiga. O óleo de fígado de bacalhau também oferece a vitamina.

A exposição ao sol por pelo menos quinze minutos diários também contribui para sintetizar a vitamina D em nosso corpo.

Se necessário, um médico especializado poderá prescrever doses de suplementos alimentares, porém é muito importante neste caso, observar a indicação, pois o excesso de vitamina D pode ser tóxico.

Cuide da sua saúde e preserve um sorriso impecável!

 Entre em contato!

Comentários