5 Causas de dentes amarelados

Publicado em Por em Estética Odontológica

Ninguém gosta de exibir dentes amarelados, não é mesmo? Esse problema causa desconforto e baixa a autoestima e é comum ficar mais evidente com o passar dos anos. Mas outras causas também podem provocar o escurecimento dentário. Conheça cinco delas e saiba como prevenir e tratar o problema para sorrir sem medo.

1. Fumar

O cigarro está entre as principais causas de dentes amarelados. Muitos fumantes não associam o hábito ao aparecimento do problema, enquanto fumaça e substâncias tóxicas presentes no tabaco se fixam no esmalte dentário, causando as terríveis manchas escuras. Mais um motivo para parar de fumar! Além do risco de doenças periodontais e da gengiva…

2. Abusar de alimentos e bebidas ácidos ou ricos em corantes

Estão nesta lista café, chá, refrigerantes escuros, vinhos, sucos, entre outras opções coloridas, aromatizadas superficialmente ou ácidas. Se você costuma ingerir alguma delas em excesso, é importante diminuir a quantidade e enxaguar a boca logo após para amenizar os efeitos e evitar o escurecimento dos seus dentes.

3. Tomar alguns tipos de medicamentos

Alguns tipos de medicamentos podem influenciar na coloração dos dentes, como é o caso dos antibióticos doxiciclina e tetraciclina que escurecem a dentição em formação, em crianças menores de oito anos. Portanto, se sua mãe tomou esses remédios quando estava grávida de você ou se eles foram receitados durante sua infância, seus dentes já nasceram com a alteração na cor. Neste caso, nem sempre um clareamento adianta, muitas vezes temos de pensar em associar várias técnicas para devolver a estética dentária.

Depois de adulto, a coloração dos dentes pode ser afetada por alguns tipos de anti-histamínicos, anti-hipertensivos e antipsicóticos. Para saber se os medicamentos que você toma estão escurecendo seus dentes, confira os efeitos colaterais informados na bula e consulte seu médico ou dentista.

4. Ter herdado dentes amarelados

A coloração dos dentes é determinada por herança genética. Portanto, se os seus pais apresentam dentes amarelados é bem provável que o seu caso seja genético.

5-   Não seguir uma boa higiene bucal

Por fim, se você não segue uma rotina de escovar os dentes e usar fio dental, favorece o acúmulo de placa e tártaro que acelera o processo de desgaste dos dentes e causa o escurecimento.

Ir ao dentista periodicamente ajuda a prevenir o escurecimento dos dentes. Se você já sofre com dentes amarelados, o profissional pode indicar tratamentos, como é o caso do clareamento dentário.

Até mesmo casos de genética, desgaste ou alteração na coloração devido ao uso de medicamentos recorrentes podem ser tratados. Para esses casos, em que a coloração foi afetada profundamente, são indicadas as lentes de contato ou aplicação de facetas laminadas, tipos de capas que envolvem os dentes e os deixam brancos como você sempre sonhou!

O Hospital da Face oferece todos esses tratamentos através de nossos vários especialistas para você se livrar do sorriso amarelo. Agende agora sua avaliação.

pelo WhatsApp
Publicado por:
Diretor do Hospital da Face. Também atende junto à equipe profissional do Hospital da Face. Mestre e Especialista em Prótese Dentária, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. CRO 12.294 SP

Publicações relacionadas